terça-feira, 28 de agosto de 2012

QUATRO ANOS DE PRESCRIÇÃO DO ASSASSINATO DO DEP. ABRAÃO GOMES

O Deputado Estadual Francisco Abraão Gomes de Oliveira, era uma pessoa influente, que frequentava as rodas sociais do Piauí. Tombou sem vida pelas mãos de dois homens que o mataram com tiros de escopeta, na porta de sua casa, no bairro Planalto Ininga, zona leste de Teresina, no final da tarde do dia 29 de agosto de 1989. Ele retornava da Assembleia Legislativa do Piauí.

Quinze meses após o assassinato do deputado, a polícia começou a montar o“quebra-cabeça”, ao prender no município de Rio Maria, no Pará, o pistoleiro Alcides Nery do Prado, que na época tinha 61 anos. Ele confessou detalhes do crime, apresentou provas, contou os motivos. Foi o único que permaneceu preso e que foi julgado e condenado. O policial Civil, Cardoso Moreira da Silva, que teria dado fuga aos pistoleiros Alcides Nery e outro conhecido como Joaquim, que participou da execução, nunca foi encontrado. Joaquim, também evaporou.

O homem que foi apontado pelas investigações como mandante é Virgilio Barcelar. O crime,segundo a polícia, teria se originado na cidade de Porto, onde os Barcelar iriam disputar a prefeitura municipal com Abraão Gomese o teriam eliminado para não perder o pleito. Virgilio entrou com recursos e nunca foi preso. Hoje ele é advogado, na época do crime era delegado da Polícia Civil do Piauí. O crime prescreveu no dia 29 de agosto de 2008, fazendo hoje quatro anos de prescrição.

“Durante a acareação com Virgílio Barcelar, o pistoleiro Alcides Nery disse uma frase que já mais saiu da cabeça de Vital Araújo, na época, superintendente da policia civil:” Meu filho conte logo; nós não combinamos de matar o homem? “Conte logo, não vamos passar por isso aqui não”.

A cada noite que cai, a cada dia que passa, é uma vitória para quem deve a Justiça e espera que o crime caduque para poder soltar em ‘alto e bom tom’ o grito da impunidade.

15 comentários:

  1. Como o tempo passa!!!! E os culpados nunca form punidos...

    ResponderExcluir
  2. A impunidade impera no nosso Brasil, em Porto principalmente.

    ResponderExcluir
  3. E OS CULPADOS AINDA VIVEM ENTRE NOIS PORTUENSES LADO A LADO COMO SE FOSSEM HOMENS DE BEM!!!

    ResponderExcluir
  4. O mais engraçado é que não vemos essas noticias no portal 180 graus de porto, e no portal baixoparnaiba, já que acidade em questão é porto.

    porque seráááá!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É porque eles teêm as mãos atadas, só escrevem o que o convém ao seu "mandatário", não são livres, como acho que seja o caso deste blog...
    Voltando ao caso Abraão, o mesmo morre oculpando um dos maiores cargos da politica do nosso estado, e mesmo assim as autoridades não fizeram nada para punir os culpados. lamentável...

    ResponderExcluir
  6. Não é possível, que ainda hoje tenha alguém que não conheça essa história de poder lavado com sangue de inocentes que vem se perpetrando na cidade de Porto. Chegou a hora de alguém dar um basta nisso,o próprio povo pode e deve fazer isso. Alias,pessoas que apoiam essa gente, podem não ser culpadas por esses e outros crimes, mas certamente são cúmplices por fazê-los permanecerem no poder. fica aqui minha indignação.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela materia, são materias como essa que faz com que agente não esqueca do passado,e pricipalmente quando esse passado tráz impunidade.

    ResponderExcluir
  8. A matéria realmente parece ser boa, mas de fato não tem padrões jornalísticos. Não cita fonte, ainda mais que se trata de um crime, e mais, muito erro de concordância, ortografia zero, e conteúdo de baixo e bom tom com aspecto apenas político e não criminal. Vamos estudar e ler mais sobre o assunto, pois colocaram apenas a versão criminosa e acusadora, esqueceram de colocar a posição da Justiça em relação ao caso. Texto informativo se tem os dois lados, não apenas um. Escrever em um meio de comunicação de massa dessa forma é uma ofensa a liberdade de imprensa!

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anônimo
    Não tenho a pretensão de ter padrões jornalísticos, apenas quero falar ao povo com a linguagem do povo. Diferente da maioria dos políticos!!! Ninguém quer aprender concordância neste blog, e sim debater os fatos que aconteceram em Porto. Adoraria saber o lado do “acusado”, se vc sabe, por favor, nos ajude com esta informação.
    Atenção povo de Porto, aguardem e decidam...

    ResponderExcluir
  10. A fonte da notícia não existe, basta consultar o link, verão que a referida materia não existe no site citado, portando algo passivo de argumentação na justiça contra este blog escrito por um "criminoso" anônimo. COrage em mostrar a cara, ficou para bem poucos. Aliás, todo mundo sabe quem escreve né mesmo José? rsrs

    ResponderExcluir
  11. Impressionante você criticar o anonimato se você comete o mesmo "crime"!
    Contra fatos não ha argumento:

    http://istoepiaui.blogspot.com.br/2008/06/assasinatos-de-repercusso-no-piau.html

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, realmente coragem de mostrar a cara ficou pra poucos!!!!!
    KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse blog!!!Parabéns blogueiro...

    ResponderExcluir
  14. Meu Tio, que Deus o tenha em um bom lugar. Pois era Homem de Bem, batalhador e se muita fé. A justiça do Homem é Falha, mas a de Deus é justa.

    ResponderExcluir